Foi com muito carinho e simpatia que Itaboraí recebeu a comitiva do projeto "Caminhos de Darwin". Guiados pelos motoqueiros do Moto Clube de Itaboraí, a caravana chegou à Praça Marechal Floriano Peixoto, palco das comemorações do projeto. A festa contou com uma exposição de fósseis do Parque Paleontológico de São José, apresentação teatral dos alunos do Colégio Leão XIII, stands com trabalhos referentes à vida do naturalista feitos por alunos dos colégios Alberto Torres, Leão XIII e Visconde Itaboraí.
Com a presença do tataraneto de Charles Darwin, o ambientalista inglês Randal Keynes, e dos organizadores da expedição, a Banda Municipal do município se apresentou, com hasteamento de bandeiras oficiais.
Refazendo o mesmo trajeto traçado por Charles Darwin quando esteve no Rio de Janeiro em 1832, o projeto "Caminhos de Darwin" inaugurou placas comemorativas que fazem alusão ao caminho traçado por ele. A idéia é refazer um trajeto turístico e histórico entre as 12 cidades percorridas.
Em Itaboraí a placa oficial foi inaugurada na praça Marechal Floriano, no centro do município. Segundo Randal Keynes, Itaboraí teria uma importância maior para seu tataravô por causa da descoberta do parque paleontológico, tendo em vista que Darwin também era geólogo.
Após o almoço típico "Canjiquinha com Costelinha" oferecido à comitiva e participantes do evento, a festa terminou com uma linda apresentação de capoeira e dança afro na sala central da Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, a qual emocionou todos presentes.
Texto: Renata Drummond
Nenhum comentário:
Postar um comentário