terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DIA NACIONAL DO SAMBA

CONSIDERADO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL O SAMBA COMEMORA SEU DIA

Esse ritmo que contagia todo mundo e já é conhecido internacionalmente já tem seu dia oficial. No Rio de Janeiro e na Bahia onde o ritmo teve origem o dois de dezembro vai contar com várias comemorações como o “Pagode do Trem”, com partida da Central do Brasil e indo até o bairro de Oswaldo Cruz e a festa no bairro da Saúde, conhecido como o primeiro reduto do samba no Rio.
E foi no Rio de Janeiro que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade. Foi da mistura do batuque forte dos terreiros yorubanos, com a cadência do jongo, a dança dos bantus e a música urbana do maxixe e do choro que o samba nasceu. Era no quintal das “Tias Baianas” como Tia Ciata , na verdade terreiros de macumba, que o samba era tocado como um estilo descendente do lundu, das festas dos terreiros, entre umbigadas (semba) e pernadas de capoeira, marcado no pandeiro, prato-e-faca e na palma da mão. Não é à toa que Carlos Cachaça, um dos maiores sambistas cariocas, dizia que o samba era ponto de macumba com letra profana.
Em 1917, foi gravado o primeiro samba brasileiro "Pelo Telefone", com autoria reivindicada por Ernesto dos Santos, o Donga, mas dizem as más línguas que ela foi uma criação coletiva de músicos que participavam das festas da casa de Tia Ciata.
A medida que o samba se consolidava como uma expressão urbana e moderna, ele passou a ser tocado nas rádios, se espalhando pelos morros cariocas e bairros da zona sul do Rio de Janeiro. Inicialmente criminalizado e visto com preconceito, por suas origens negras, o samba conquistou o público de classe média também. Pode -se dizer que com a ajuda da popularização das escolas de samba e do advento da Bossa Nova que levou o samba com violão também para fora do Brasil.
Derivadas do samba, outras formas musicais ganharam denominações próprias, como o samba de gafieira, o samba enredo, o samba de breque, o samba-canção, o samba-rock, o partido alto, o pagode, entre outros. Em 2007, o Iphan declarou o samba um Patrimônio Cultural do Brasil. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.

Texto: Renata Drummond

Nenhum comentário: