Com a presença de autoridades municipais e estaduais que promovem e prestigiam a cultura ceramista de Itaboraí, o Projeto “Oleiros e Olarias”, junto com Associação de ceramistas do município apresentaram a exposição “OLEIROS DE ITABORAÍ” na Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres. A SACI que sempre deu respaldo ao Projeto, durante seus trabalhos, também esteve presente através de seus representantes e de seu Presidente Paulo de Toledo.
A exposição que foi inaugurada 19 de novembro vai ficar exposta até o dia oito de dezembro, das 10 às 16 horas. Vários trabalhos como vasos, esculturas e panelas artesanais feitas de barro podem ser vistas pelos visitantes. Os artesãos estarão apresentando os resultados alcançados durante o projeto “Oleiros e Olarias”, que buscou resgatar e organizar a cultura do barro da região.
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres que abriga a exposição, é um imóvel do início do século XIX, restaurado em 1966 com o apoio técnico do Iphan. A iniciativa foi de sua proprietária, Heloísa Alberto Torres, antropóloga, pesquisadora do Museu Nacional, estudiosa da cerâmica marajoara e da cultura itaboraiense. Por sua vontade o imóvel e seu acervo foram doados ao Iphan e em 1995 foi transformado no principal Centro Cultural de Itaboraí (RJ).
Texto: Renata Drummond
Nenhum comentário:
Postar um comentário