quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"CAMINHOS DE DARWIN" INICIA SUA VIAGEM

O Projeto “Caminhos de Darwin” já deu partida a sua expedição. A viagem deu início no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, local já visitado por Charles Darwin em sua passagem pelo Brasil. Professores, estudantes, jornalistas e cientistas fazem parte da comitiva, juntamente com o tataraneto de Darwin, o cientista e escritor Randal Keynes, participaram do evento. Café da manhã, esquete teatral com o ator Carlos Palma, sobre a vida do naturalista inglês, além da inauguração da placa comemorativa com o mapa do caminho traçado foram o ponto alto do dia.
Percorrendo o mesmo trajeto que Charles Darwin fez quando esteve no Brasil em 1832, a expedição seguiu viagem para Marica. Lá a comitiva foi recebida por uma calorosa manifestação. Além de apresentações da Banda de Tambores e de capoeira foi oferecida uma feijoada na Fazenda Itaocaia, um antigo engenho escravocrata, no qual Darwin também almoçou e descansou.
Segundo a opinião de Keynes que está pela primeira vez no Brasil, refazendo os passos de seu tataravô pelas florestas tropicais fluminenses, a recepção das pessoas e a curiosidade sobre Darwin o surpreendeu de maneira positiva, porém pode verificar a degradação da vegetação local: “Charles Darwin ficaria horrorizado com a destruição da mata atlântica brasileira, que ele conheceu quase intocada, em 1832, e que hoje está reduzida a apenas 7% de suas florestas originais. Também ficaria chocado com a segregação social do Rio de Janeiro, ainda que se sentisse aliviado - e muito - com o fim da escravidão. “
A expedição seguiu para Saquarema, último estágio do primeiro dia de viagem. Além da inauguração da terceira placa comemorativa, também teve apresentações de estudantes, banda municipal e hasteamento de bandeiras oficiais.

Texto: Renata Drummond


terça-feira, 25 de novembro de 2008

SACI PRESTIGIA EXPOSIÇÃO "OLEIROS DE ITABORAI"


Com a presença de autoridades municipais e estaduais que promovem e prestigiam a cultura ceramista de Itaboraí, o Projeto “Oleiros e Olarias”, junto com Associação de ceramistas do município apresentaram a exposição “OLEIROS DE ITABORAÍ” na Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres. A SACI que sempre deu respaldo ao Projeto, durante seus trabalhos, também esteve presente através de seus representantes e de seu Presidente Paulo de Toledo.

A exposição que foi inaugurada 19 de novembro vai ficar exposta até o dia oito de dezembro, das 10 às 16 horas. Vários trabalhos como vasos, esculturas e panelas artesanais feitas de barro podem ser vistas pelos visitantes. Os artesãos estarão apresentando os resultados alcançados durante o projeto “Oleiros e Olarias”, que buscou resgatar e organizar a cultura do barro da região.

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres que abriga a exposição, é um imóvel do início do século XIX, restaurado em 1966 com o apoio técnico do Iphan. A iniciativa foi de sua proprietária, Heloísa Alberto Torres, antropóloga, pesquisadora do Museu Nacional, estudiosa da cerâmica marajoara e da cultura itaboraiense. Por sua vontade o imóvel e seu acervo foram doados ao Iphan e em 1995 foi transformado no principal Centro Cultural de Itaboraí (RJ).

Texto: Renata Drummond

terça-feira, 18 de novembro de 2008

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "OLEIROS DE ITABORAÍ"

Todos os amigos da cultura de Itaboraí estão convidados para a inauguração da exposição "OLEIROS DE ITABORAÍ". O evento acontece amanhã, às 10h da manhã, na Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, que fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Itaboraí.

A exposição com cerca de 50 peças, inclusive, algumas com as características da cerâmica tupi-guarani adotadas como referência artística pelos artesãos locais, estará aberta ao público até 8 de dezembro, de segunda a sexta-feira, no horário de 9 às 17 horas.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PROJETO “OLEIROS E OLARIAS” SE DESPEDE DE ITABORAÍ


O projeto “Oleiros e Olarias – Tradição da Arte Cerâmica em Itaboraí” está concluindo seus trabalhos no município. Suas atividades tiveram início em agosto de 2008 e estão terminando em novembro com a realização do Seminário aberto, que aconteceu no dia 12 de novembro, para apresentação de seus resultados, com a participação das entidades parceiras, entre elas a SACI.
De acordo com a Coordenadora Maria Cristina Soares de Almeida, a Tiná, os objetivos foram alcançados, pois apesar de todo o conhecimento da técnica, os oleiros de Itaboraí sofriam com a falta de estrutura e de divulgação dos seus trabalhos. Por isso se fazia necessário o resgate e a valorização dessa cultura contribuindo para o aperfeiçoamento e a promoção da produção artesanal do barro vermelho de Itaboraí.
Todo o trabalho feito para resgatar a arte ceramista culminou em 41 entrevistas com artesãos, oleiros e outras personalidades do município que farão parte de um inventário sobre o modo de produção e para registrar a arte típica dessa região. Além da valorização da cultura do barro, foi possível também organizar o trabalho dessas pessoas através da formação da Associação dos Oleiros de Itaboraí bem como a publicação de um livreto e um vídeo sobre essa arte.
Como encerramento, está marcada uma exposição para o dia 19 de novembro, às 10 horas, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, na praça Marechal Floriano, 303, com os trabalhos dos artesãos que participaram do projeto.

Texto: Renata Drummond

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CARAVANA “CAMINHOS DE DARWIN” PASSA EM ITABORAÍ



SACI, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESCOLAS DO MUNICÍPIO SE ORGANIZAM PARA RECEBER EXPEDIÇÃO


Em 2009, serão celebrados os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu importante livro “A Origem das Espécies”. Para comemorar essas datas o Ministério da Ciência e Tecnologia e diversas universidades e instituições científicas do Rio de Janeiro estão organizando a expedição “Caminhos de Darwin”, que percorrerá o mesmo caminho que o naturalista fez até o Norte Fluminense, durante 18 dias, quando esteve no Rio de Janeiro, em 1832.

A expedição programada para acontecer nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro de 2008, percorrendo 12 municípios fluminenses, entre eles Itaboraí, já está sendo organizada. Seus idealizadores já estão visitando os municípios e discutindo com as secretarias de Educação, escolas e professores, as atividades propostas para o dia festivo.

Em Itaboraí, a Sociedade dos Amigos da Cultura de Itaboraí, já está organizando as festividades para o dia que a caravana passar pelo município. Com apoio da Secretaria de Educação Municipal, as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade já estão preparando suas participações para o grande dia.

Algumas idéias já estão em andamento como: apresentação de cartazes feitos pelos alunos retratando Darwin; exposição de fotos Itaboraí ontem e hoje idealizado pelo projeto “Tenda da Memória”; apresentação de uma banda escolar, exposição de amostras de rochas e da flora de cada município, organizada pelo Jardim Botânico e DRM (Departamento de Recursos Minerais), degustação de comida típica retratando os costumes da época; entre outros. Várias redes de televisão devem cobrir o evento como a Globo News e TV Cultura, além do canal BBC que irá apresentar dois programas sobre a vida de Darwin.

Em reunião marcada para amanhã, 13 de novembro, às dez horas no teatro do colégio Leão XIII que fica na praça Floriano Peixoto, todas as escolas participantes irão se encontrar para decidir e finalizar os preparativos. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas com Fatima Brito pelo email: fatima@casadaciencia.ufrj.br, ou com a SACI pelo email: sacitaborai@gmail.com.

Lembrando a todos que a caravana “Caminhos de Darwin” passará por Itaboraí no dia 29 de novembro, com apresentações marcadas entre 11 e 13 horas, além da inauguração da placa comemorativa, marcando um dos pontos percorridos por Darwin.


Texto: Renata Drummond