Professores e pesquisadores do Rio de Janeiro organizam uma expedição que irá refazer o caminho percorrido em 1832 por Charles Darwin - criador da teoria do evolucionismo - quando esteve no Brasil, mais precisamente no Estado do Rio de Janeiro. Comandados por Ildeu de Castro Moreira, Diretor de Popularização e Difusão de Ciência do Ministério da Ciência, Fátima Brito, diretora da Casa da Ciência e Kátia Mansur do Departamento de Recursos Naturais (DRM) do RJ, a caravana seguirá o mesmo trajeto com base nos diários de viagem do naturalista.
A partida será no dia 26 de Novembro, do Jardim Botânico no RJ e seguirá até 29 de Novembro percorrendo as cidades de Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro d’Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito e Itaboraí, que hoje permeiam o caminho feito em 18 dias, a cavalo, por Darwin. O encerramento será em Niterói.
O projeto prevê uma comemoração em cada cidade do caminho, que contará com apresentações teatrais, pequenas palestras que mostrarão o aspecto científico observado por Darwin naquela região, e a fixação de placas comemorativas que comprovarão que Darwin passou por ali. Além disso cada cidade também irá apresentar atividades culturais.
Nesta sexta, 19 de setembro, a SACI irá organizar uma palestra de apresentação do Projeto Caminhos de Darwin aqui em Itaboraí, com a presença do seu organizador Ildeu de Castro. O evento ocorrerá no Teatro Municipal João Caetano, às nove horas da manhã, e todos os amigos da cultura estão convidados a comparecer.
Texto: Renata Drummond
Nenhum comentário:
Postar um comentário